Representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá e da Aldeias Infantis do Brasil assinaram na manhã da última terça-feira um Termo de Colaboração, que tem como objeto o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes - Modalidade Casa Lar, totalizando 40 vagas. O trabalho conjunto entre administração municipal e entidade já terá início em janeiro e é resultado de um chamamento público.
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edevaldo Gonçalves, o trabalho foi realizado pela administração municipal em 2017, no entanto para o cumprimento da Lei Federal 13.019/14, as atividades passarão a ser feitas em parceria com uma organização social.
O coordenador da Aldeias Infantis do Brasil, Vidal Leonardo Puentes Cañon, explicou que sua organização já realiza um trabalho com crianças e adolescentes em Poá há 49 anos e a partir da assinatura do documento, além de ratificar os serviços prestados no município, criam o Termo de Colaboração da Assistência Social.
A psicóloga da Secretaria, Renata Zamorano de Almeida Barreira, ressaltou que o acolhimento é uma medida protetiva para que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos. "É um trabalho que tem o objetivo de receber crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade em situação de negligência dos pais ou responsáveis, vítimas de violência ou abuso, entre outros. Ou seja, há todo um acompanhamento da situação".