O vereador José Francimário Vieira, o Farofa, (PR) em parceria com o artista plástico Durvalino Vieira de Campos, o Caxamba e o GIAT (Grupo Independente de Artesanato de Taiaçupeba) promoverão no dia 4 de dezembro, às 19 horas, uma cerimônia para o acender de luzes do "Natal Iluminado de Taiaçupeba". O evento que deve contar com a presença de moradores, comerciantes e diversas autoridades como o prefeito Marcus Melo (PSDB) e deputados estaduais e federais tem por objetivo incentivar e valorizar os artistas da cidade, além de promover o turismo local e fomentar a economia. "O Natal Iluminado de Taiaçupeba é uma prática comum e que acontecia há alguns anos pelas integrantes do GIAT (Selma, Lurderca (Lourdes), Abgail,Sônia e Alzira), com produtos recicláveis. Neste ano elas me convidaram para colaborar com alguns artigos para enfeitar a praça e achei interessante ampliar esse trabalho já desenvolvido", explana Farofa, que de pronto convidou seu amigo, o artista plástico mogiano, Caxamaba para elaborar o material a ser exposto na praça central de Taiaçupeba.
Durante oito meses, o artista plástico seguiu até o distrito para se reunir com membros do GIAT a fim de definir o roteiro do que seria produzido. Caxamba ainda prestou orientações e ministrou aulas de solda e manuseio com diferentes materiais de reciclagem. "A ideia é que este seja o pontapé de um projeto de apadrinhamento dos distritos da cidade. Uma parceria público-privada para que, a partir de 2018, empresas apadrinhem os distritos e cada um desenvolva o seu Natal Iluminado", esclareceu Farofa, que na empreitada ganhou ainda apoio do tapeceiro Ezequiel Casemiro para confecção da roupa do papai Noel de três metros de altura, além de dezenas de caixas de presentes.