O projeto Delegacia Legal, desenvolvido pelo 1º Distrito Policial (DP) do Jardim Caiuby em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro, foi iniciado ontem em Itaquaquecetuba, na escola na Escola Estadual Jardim Itaquá. A ação, que conta com a ajuda de uma base móvel, tem como objetivo coibir a prática de crimes próximo da unidade, em especial o tráfico de drogas, e futuramente oferecer serviços como a emissão de RG.
De acordo com o delegado titular, Eliardo Amoroso Jordão, o projeto nasceu da necessidade dos moradores que participaram das reuniões do Conseg. "Um dos principais pedidos, se não o principal feito por pais, é que fosse reforçada a segurança na porta das escolas. Pode parecer que não, mas a base móvel estacionada na frente da instituição já faz a diferença e inibe o tráfico de drogas", explicou.
O projeto prevê que a base móvel percorra toda a cidade, permanecendo das 10 às 14 horas na frente de escolas. "Inicialmente, o objetivo é coibir a prática de crimes nas escolas e adjacências. Também visa esclarecer dúvidas ao munícipe, que muitas vezes se desloca até a delegacia, buscando orientação. Num segundo momento será disponibilizado o serviço de emissão de RG dos alunos da respectiva escola, bem como palestras aos estudantes para que se evite o tráfico de drogas", concluiu.