A psicóloga Marisa Lobo disse, em entrevista para o programa Mente Aberta, que os muitos termos para definir a sexualidade humana estão levando as pessoas a uma esquizofrenia. Para contextualizar, ela explica sobre o uso do termo "gênero", ainda nos anos 90 e como ele foi promovido como um substituto do termo "sexo". Ela continua: "Em 1995, 'gênero' não era mais usado como sinônimo de 'sexo', que existia desde os anos 60. Então, a partir de 95 começou esse uso. Mas ainda era gênero. Você pensava que estava em consonância com sexo de nascimento, então todo mundo ainda pensava isso. Hoje com esse advento da Judith Butler, da teoria Queer e da ideologia de gênero, entende-se que o gênero tem duas perspectivas", pontua.