O prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) encaminhou ofício ao governador Geraldo Alckmin solicitando a manutenção do mamógrafo do Hospital Santa Marcelina. O político também irá buscar falar diretamente com o secretário estadual de Saúde, David Uip, sobre a situação. "Tenho andado nas ruas e muitas mulheres me cobram sobre os exames de mamografia. Apesar do Santa Marcelina ser um hospital de responsabilidade do Estado, não posso ficar alheio a essa situação e estou cobrando uma posição do governador e do secretário de saúde", disse Mamoru. 
O prefeito destacou a importância do equipamento no diagnóstico precoce da doença. "Quando descoberto no início, as chances de cura de um câncer de mama podem chegar a 100% dos casos, por isso, precisamos deste equipamento funcionando em nossa cidade e o secretário David Uip precisa nos dar uma explicação".
Mamoru afirmou que sabe as dificuldades do governo do Estado, mas é necessária uma explicação à população.