A Câmara de Ferraz de Vasconcelos aprovou um projeto de lei que autoriza caminhões e estabelecimentos a realizarem atividades de carga e descarga no período das 21 às 9h30, no centro da cidade. A nova proposta foi aprovada na segunda-feira passada, mas ainda não entrou em vigor pois espera ser sancionada pelo Executivo. Antes da nova proposta aprovada, o horário para essas operações terminava as 7 horas.
O Dat esteve ontem na avenida Quinze de Novembro, na área central, e conferiu que o antigo horário não é respeitado por parte dos caminhoneiros e estabelecimentos.
A avenida é conhecida por concentrar grande parte das lojas da cidade, é estreita e, segundo moradores, sempre passa por problemas pela falta de espaço para a circulação de veículos.
Alguns caminhões estacionaram por volta das 11 horas para realizar os serviços em uma das lojas.
Valdeir Xavier, 53 anos, é segurança de um estabelecimento e afirma que os caminhões atrapalham o trânsito local. "Eles não respeitam os horários e ainda há muito na cidade para ser resolvido", explicou. Ele também contou que o novo horário é bom para os lojistas, mas vai causar transtornos para os moradores.
Segundo a gerente de loja, Amanda de Souza, 31, a nova medida vai ajudar para um lado e prejudicar por outro. "Tanto os pedestres, quanto os motoristas são prejudicados, mas também há muitas reclamações por parte dos lojistas em relação ao horário limite para poderem receber os produtos", destacou Amanda.
Já para o motorista Eduardo Silva, 31, a norma deve ser respeitada por todos para não causar transtornos à população. "Muitos ultrapassam o limite de horário e isso atrapalha outros motoristas, que querem estacionar nas vagas mas não conseguem encontrar lugar", explicou Silva durante conversa com a reportagem.
Orlando Batista, 67, é vendedor de rua e trabalha há cerca de dez anos no local. Segundo ele, na quinta-feira, havia caminhões descarregando vigas de metal e impossibilitaram o fluxo normal de carros durante duas horas, que também prejudicou os pedestres. "Não devem fazer isso em horários de pico". Batista afirmou ainda que a medida deve ser fiscalizada com rigor para que não cause problemas para a população. "As vezes é necessário dar a volta no quarteirão inteiro, e isso tudo dá muito transtorno", finalizou o vendedor.
Procedimento
As vagas destinadas ao serviço na zona central de Ferraz de Vasconcelos são já demarcadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTMU).
O responsável pelo veículo deve retirá-lo imediatamente após o término do serviço, mas caso insista em permanecer no local mesmo depois do horário ele poderá ser multado em R$130 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habitação, além de ter o carro removido do local.
*Texto supervisionado pelo editor