A Carreta da Mamografia, do projeto "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde, está em Guararema. A chegada do serviço, que fica na cidade até 7 de dezembro, é uma intermediação do deputado estadual André do Prado (PR). A expectativa é de que cerca de 700 mamografias sejam realizadas no período.
O parlamentar esteve ao lado do prefeito de Guararema, Adriano Leite (PR), ontem na cidade, para acompanhar parte dos atendimentos. Prado intermediou junto ao Estado a chegada da carreta, para que pudesse ser feito um mutirão nos exames de detecção de câncer de mama. "A prevenção é a melhor aliada nesta luta contra o câncer. Um diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura. É por isso que a realização do mutirão pode otimizar o atendimento aos pedidos por exames na cidade e ampliar as chances de muitas pessoas", comentou.
O prefeito, por sua vez, destacou a ajuda do deputado na chegada da carreta a Guararema. "Foi uma intermediação importante, porque a cidade consegue, desta forma, diminuir o tempo de espera. O fato de um serviço importante como este estar mais próximo das pessoas também traz um incentivo para que as pessoas sintam-se motivadas à prevenção", disse.
Antes de chegar a Guararema, a carreta passou pelas cidades de Suzano, Poá, Mogi das Cruzes e pela vizinha Santa Branca. O posto itinerante fica na Área de Lazer Professora Luana Bernardo José dos Santos, no bairro do Nogueira. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil tem em média 60 mil novos casos de câncer de mama por ano. É o principal diagnóstico da doença em mulheres.
Para o atendimento, as pessoas devem levar o pedido de exame, documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).