O governador Geraldo Alckmin assinou ontem a liberação de R$ 1,5 milhão, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), para a cidade de Suzano. Os recursos serão destinados para obras de drenagem, recapeamento e sinalização da avenida Francisco Marengo.
A primeira fase das obras vai contemplar um trecho de 2,2 quilômetros da ponte do rio Tietê até o trevo da avenida Katsutoshi Naito. A outra parte beneficiada compreende a via na altura da avenida Jaguari até a avenida Washington Luiz. Já o último trecho começa na rua Rosa Umehara até a rotatória da rua Guilherme Garijo. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em até oito meses, e os trabalhos sejam executados no início do próximo ano.
O deputado estadual André do Prado (PR), que intermediou a busca pela ajuda estadual, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), e os vereadores José Carlos de Souza Nascimento, Zé Pirueiro (PTB); Gerice Lione (PR); Rogério Gomes do Nascimento, Rogério da Van (PRP); Marcos Antônio dos Santos, Maizena (PTB); André Marcos de Abreu, Pacola (DEM), e Neusa dos Santos Oliveira, Neusa do Fadul (PSD) participaram da cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, na capital.
A melhoria viária trará impacto regional, já que avenida é rota do transporte metropolitano, o que deve reduzir em diminuição do tempo de viagem. Este recurso sairá a fundo perdido (não é financiamento) e deve beneficiar uma população estimada em 60 mil habitantes. A liberação do valor acontecerá de acordo com o cronograma das obras.
A Prefeitura terá de abrir uma licitação para definir a empresa que tocará as intervenções. Conforme as fases avancem, técnicos do Estado vão fazer avaliações. Se constatarem que tudo está de acordo com o previsto no projeto, os recursos são destinados à Prefeitura para ressarcimento.
Obras viárias
A cidade de Santa Isabel também foi beneficiada e terá R$ 1 milhão, via Fumefi, para investir na compra de equipamentos que serão usados na recuperação de vias tanto na área urbana como na zona rural. A prefeita Fábia Porto (PRB) e o vereador licenciado e secretário municipal de Saúde, Clebão do Posto, estiveram na solenidade. Com os recursos a Prefeitura de Santa Isabel vai adquirir um caminhão basculante, uma motoniveladora e uma retroescavadeira. 
O secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, e o secretário-executivo do Fumefi, Widerson Anzelotti, também estiveram presentes..