A Polícia Rodoviária Federal iniciou ontem a Operação "Aparecida", que vai até as 23h59 do domingo, e prioriza ações preventivas no trânsito, objetivando a redução nos índices de letalidade e violência nas rodovias federais. A região do Vale do Paraíba receberá atenção especial neste feriado, devido a grande quantidade de pessoas que acessam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, tanto a pé como em veículos, nos dias próximos e na data de celebração da padroeira do Brasil, na cidade de Aparecida, localizada às margens da BR-116 (Via Dutra). Conforme a concessionária Nova Dutra, neste ano há aumento de romeiros andando na rodovia da ordem de 43% em relação a 2016. 
Desde o mês de julho, a Polícia Rodoviária Federal no estado de São Paulo tem reforçado o policiamento e a fiscalização com rondas ostensivas na via Dutra, região do Vale do Paraíba, devido ao grande número de romeiros que fazem o trajeto em direção à Basílica Nacional de Aparecida. Muitos romeiros seguem em veículos e grande parte deles realizam o trajeto a pé. A operação da PRF tem previsão de se estender até o mês de dezembro e será mais reforçada até amanhã, quando espera-se maior movimentação em direção ao Santuário Nacional. 
A PRF recomenda que o romeiro evite circular a pé pela rodovia Presidente Dutra, via de grande movimento, com veículos que transitam em velocidade elevada. A velocidade máxima permitida na rodovia é de 110 km/h, havendo grande risco de atropelamentos e outros acidentes graves envolvendo os pedestres que caminham às margens da via. Como alternativa para os romeiros que saem da região metropolitana existe a Rota da Luz, mais segura para os romeiros que pretendem realizar a peregrinação até a basílica.