Compartilhe
A lei Mogi Mais Viva rendeu de janeiro até setembro oito multas e 233 notificações para os comércios que descumpriram a legislação que disciplina a exposição de publicidade em estabelecimentos comerciais na cidade. O número de multas aplicadas nos nove primeiros meses do ano é maior que o registrado em todo o ano passado, quando sete autuações foram realizadas pelo departamento de fiscalização da Secretaria de Segurança. No período, 97 notificações foram emitidas.
O número de notificações em Mogi das Cruzes cresceu 140% se compararmos os números do ano passado com os contabilizados até setembro. Em 2015, durante todo o ano, 178 notificações foram emitidas e oito atuações realizadas.
De acordo com o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o aumento nas notificações e multas se deve ao reforço do trabalho. "A fiscalização está maior. Pela lei, por exemplo, se a fachada for menor que dez metros de frente, é possível colocar uma placa de até 1,5 metro quadrado. Quando a fachada for igual ou maior que dez metros, a placa pode ter 4 metros quadrados", explicou. "O valor das multas aplicadas para os as pessoas que cometerem as irregularidades previstas em lei é de R$ 16.539,78. "Primeiramente, os fiscais visitam o local e fazem a orientação. O prazo para regularização é de 30 dias. Depois desse período, retornamos, caso a adequação não tenha sido feita, damos novo prazo e retornamos novamente. Se mesmo assim não for regularizado, a pessoa é multada", destacou o secretário.
Segundo Sales, as pessoas têm atendido e obedecido a legislação, imposta em 2009. "Basta andar pelas ruas que percebemos uma cidade mais limpa, com menos poluição visual. Contamos com o apoio da população. Muitas denúncias de irregularidades são feitas pelos moradores", afirmou.
O secretário informou que entre as irregularidades mais comuns estão a utilização de placas e letreiros e distribuição de panfletos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 da Ouvidoria.
Cidades
Mogiana participa da 13ª temporada do MasterChef Brasil
Cidades
Semae fará manutenção de válvulas na rede nesta quarta (17)
Cidades
Guararema arrecada mais de 1,5 mil itens no 1º Treinão Solidário da Polícia Militar
Cultura
2ª edição da Carreta do Museu Catavento chega a Mogi nesta terça-feira (23)
Cidades
Grupo Marbor transforma descarte consciente em apoio a entidades assistenciais