Compartilhe
O Ministério da Saúde liberou R$ 2,1 milhões para o custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Oropó. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante coletiva de imprensa em Brasília. Do Alto Tietê, Mogi das Cruzes foi a única cidade contemplada com os recursos. De acordo com o secretário de Saúde, Marcello Cusatis, o valor se refere à R$ 175 mil por mês, válido por um ano.
Segundo o secretário, o valor é referente à habilitação do serviço da UPA do Oropó, segunda unidade do tipo inaugurada em Mogi. O serviço começou a funcionar no fim do ano passado. "Quando o Ministério da Saúde publica a portaria, normalmente cai no mesmo mês. Já entramos em contato com o ministério e eles não têm essa informação. O recurso já foi empenhado, o repasse deve ser imediato", esclareceu.
Cusatis informou que o Ministério da Saúde não deve repassar os valores retroativos da operação da UPA do Oropó. Atualmente, a unidade custa R$ 1,4 milhão por mês para funcionar. "O repasse do governo Federal gira entre 10% e 15% do valor total de custeio. Na UPA do Rodeio, recebemos R$ 100 mil por mês e a manutenção é de R$ 1,1 milhão. O valor repassado já nos ajuda", disse.
Segundo o secretário, a Prefeitura de Mogi já entrou com o pedido de qualificação da UPA do Rodeio, o que representa o envio de mais dinheiro. "Com a qualificação, a unidade passaria a receber R$ 200 mil. Já entraremos com o pedido de qualificação da UPA do Oropó também, pois não podíamos fazer isso antes da habilitação. Quando esse dinheiro vier, serão R$ 350 mil, o que nos ajudaria com a abertura do CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas)", destacou.
O secretário informou que a UPA do Oropó chega a realizar cerca de 8,5 mil atendimentos por mês. "É uma unidade muito utilizada, pois atende toda região de Brás Cubas. Temos um índice de transferência muito baixo. É 1,5%, que representa um nível alto de resolutividade", ressaltou.
Durante o evento em Brasília, o ministro informou que os repasses se referem aos recursos que estavam sendo aguardados pelas cidades. "Esses municípios poderão contar com o apoio do governo Federal para continuar oferecendo atendimento de qualidade. Todos os pedidos para habilitação de UPAs que entregaram a documentação correta foram atendidos. Não existe mais nenhuma solicitação pendente no Ministério", acrescentou.
Cidades
Prefeitura inicia oferta de serviços da Receita Federal no CIC Jundiapeba
Cidades
Festa das Nações de Arujá reúne música e cultura a partir desta quinta (18)
Cidades
Condemat+ inicia adesão ao Novo Programa Viver Sem Limites
Cidades
Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em tecnologia e acessibilidade