Compartilhe
Se o assunto é prevenção, a parada é obrigatória, pelo menos foi isso que aconteceu ontem durante a "Blitz Rosa". A ação promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, parou o trânsito nas proximidades da praça Padre João Álvares (rua Capitão José Leite) para conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a ação que marca a campanha Outubro Rosa, cerca de quatro mil pessoas receberam os adesivos da campanha. Além disso, aproximadamente mil laços cor-de-rosa e panfletos informativos foram distribuídos. A mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, lembra que a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante. O calendário de ações do Outubro Rosa segue até o final deste mês. Entre as ações estão atividades voltadas para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).
No dia 21 de outubro (sábado), uma grande mobilização social será realizada na praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9 às 13 horas. Com o tema "Câncer de Mama - A gente precisa tocar nesse assunto", a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida por uma ação social com a oferta de serviços de saúde, beleza e estética, além de lazer e apresentações culturais. Haverá ainda uma feira de adoções de cães e gatos que foram abandonados e estão abrigados no canil da Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).
A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolveu para este mês uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).
Ritmos
As alunas da professora Janaina Ramos e Carol Verardo da Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba também vestiram a camisa do Outubro Rosa e participaram ontem de um aulão especial de ritmos, na própria secretaria. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e acolher aquelas que já enfrentaram ou passam por essa situação, as alunas foram incentivadas a comparecer vestindo uma peça de roupa cor de rosa.
A iniciativa contou ainda com uma campanha para arrecadação de lenços, que envolveu as professoras e as alunas. Pouco mais de 110 lenços foram doados no evento e serão destinados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco de Mogi das Cruzes, entidade que também atende mulheres de Itaquaquecetuba.
Cidades
Morre Kazuhiro Mori, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara de Suzano
Cidades
Semae fará manutenção de válvulas na rede nesta quarta (17)
Cidades
Obras de saneamento em SP ganham reforço tecnológico com cachorro robô
Cultura
Prefeitura de Guararema abre inscrições para novas edições do City Tour para moradores