Compartilhe
Em breve a região do Alto Tietê poderá ser contemplada com obras que vão ampliar o tratamento de esgoto. A licitação para os trabalhos que bombearão o esgoto de 527 mil pessoas para tratamento na Estação de Suzano - beneficiando as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e a própria Suzano -, tem expectativa de sair ainda este mês, conforme informou a assessoria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O novo pacote de obras, que contempla não só alguns municípios do Alto Tietê, mas também parte da Grande São Paulo e capital, foi anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele faz parte do Projeto Tietê e deve gerar 2.580 empregos diretos e indiretos, com investimentos da ordem de R$ 624 milhões.
Na região, os serviços, após a conclusão de todo o processo licitatório (que pode levar 90 dias ou mais, se alguma empresa concorrente entrar com algum recurso), têm previsão de começarem no primeiro semestre do ano que vem. O interceptor que será licitado é o ITi-16, com 6,3 quilômetros de tubulação principal, coletores-tronco e interligações, além de mais três unidades de bombeamento.
Paralelamente à licitação, uma parte das obras desse pacote já contemplará Itaquá com um dos novos interceptores ITi-15 na região de Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Serão 5,4 quilômetros de tubos, incluindo o próprio interceptor, coletores-tronco ligados a ele e as interligações, além de três estações de bombeamento (elevatórias).
O esgoto de 450 mil pessoas será levado por essa tubulação até o tratamento na Estação São Miguel. Serão atendidos os bairros Cidade Kemel, Itaim Paulista, Jardim Camargo, Jardim das Oliveiras, Jardim Monte Belo, Jardim Nélia, Jardim Romano e Jardim Silva Teles, na capital; além de Itaquá. As obras autorizadas ontem pelo governo estadual começam ainda neste ano.
Cidades
Mogi participa do Encontro Urban95 e fortalece políticas para a Primeira Infância
Cidades
Capacitação sobre diversidade sexual fortalece políticas públicas inclusivas
Cidades
Trata Brasil traz Itaquá entre as 10 melhores cidades do Brasil em oferta de água
Cidades
‘Ilumina Suzano’ ultrapassa mil atendimentos com trabalho realizado em janeiro e fevereiro