A base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi e a Central Integrada de Emergências Públicas serão transferidas ainda em 2018 para um nova área na avenida Engenheiro Miguel Gemma, próximo à Secretaria de Serviços Urbanos. Hoje, a corporação está instalada em um prédio anexo ao Centro Esportivo do Socorro, na rua Antônio Vergaças, mas terá que deixar o espaço, já que o mesmo será cedido para instalação de um Sesc.
De acordo com o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, um novo prédio será construído no terreno, que é público. "Teremos uma base maior, mais estruturada, já pensando inclusive no aumento do efetivo. As instalações incluirão espaço para treinamentos técnicos, inclusive com pátio para prática de manobras, auditório, entre outros itens. Será um prédio grande de dois ou três andares", explicou.
Sales destacou que no momento está sendo feito o projeto da nova base e, por isso, a Prefeitura ainda não tem definido o valor do investimento. "Neste ano vamos terminar o projeto, conseguir os recursos necessários e começar a obra no início de 2018. Assim que estiver concluída a base já faremos a transferência de todo pelotão e também da frota, assim como as atividades da CIEMP", detalhou.
Em 2014, a sede atual da guarda recebeu investimentos com a instalação de uma academia utilizada hoje pelos 198 agentes. Os GCMs, inclusive, estão passando por treinamentos e testes para atuarem armados até o final deste ano.
Polícia Ambiental
Sobre a Polícia Ambiental, que também está instalada na área do Centro Esportivo do Socorro, Sales afirmou que a corporação não se mudará para o novo espaço. "Lá teremos apenas os serviços da administração municipal", reforçou.
A definição de um novo espaço para a corporação tem rendido discussões na Câmara. O vereador Caio Cunha (PV) apresentou uma indicação para que a Polícia Militar Ambiental seja transferida para o parque Leon Feffer, em Brás Cubas. A intenção da Prefeitura é levar o serviço para a Ilha Marabá, no Mogilar.