Compartilhe
Um mês após a retirada das vagas de estacionamentos da região central de Mogi das Cruzes, a maior parte dos comerciantes afirma que a medida reduziu as vendas. Para eles, a decisão da Prefeitura em extinguir 40 vagas das ruas Coronel Souza Franco e Capitão Manoel Caetano interferiu negativamente no movimento de público. Eles pedem que uma alternativa seja estudada pela administração municipal para minimizar o problema.
A comerciante Patrícia Dohi, de 46 anos, afirmou que a medida afugentou os clientes. "Ainda não posso afirmar percentualmente, mas é certo que as vendas caíram. Estou recebendo muitas reclamações dos clientes, que precisam carregar as mercadorias, pois não tem como parar mais aqui próximo ao estabelecimento. Os fornecedores também criticam, pois o único ponto de descarga é próximo ao Mercado Municipal", avaliou.
Para Patrícia, a medida não resultou na melhoria da fluidez do tráfego e sim no sumiço dos veículos. "Quando existiam as vagas, os carros passavam, mesmo sabendo que era difícil encontrar o estacionamento, mas agora que sabem que não tem mais, nem passam. Acho que o problema do trânsito está no cruzamento com a rua Brás Cubas, que não tem um semáforo", disse.
O comerciante Duarte Rosa Batista, 49, reclama que a Prefeitura não apresentou nenhuma alternativa para a retirada das vagas da rua Coronel Souza Franco. Ele, que possui loja há 15 anos, afirma que este tem sido o pior momento do comércio. "Não foi feita nenhuma reunião. Tiraram as vagas, mas não apresentaram uma solução. Se fosse para fluir o trânsito, por que não tiraram as vagas de toda a rua? Pago o mesmo imposto que o comerciante da rua vizinha, que tem estacionamento", criticou.
O vendedor José Sebastião, 54, aprovou a retirada das vagas. Segundo ele, o centro tem que privilegiar os pedestres. "Acho que ficou bom. Sou a favor de que as ruas do centro sejam transformadas em calçadões e que as calçadas sejam rebaixadas. Assim, as famílias podem vir e aproveitar melhor", disse.
Levantamento
Recentemente, o prefeito Marcus Melo (PSDB) informou que a retirada das vagas foi motivada por um estudo encomendado pela Prefeitura sobre o trânsito do município. O levantamento apontou a necessidade da retirada das vagas de algumas das principais ruas do centro. Na ocasião, Melo adiantou que a rua Barão de Jaceguai também perderá os estacionamentos no futuro. Questionada sobre o assunto, a Prefeitura informou por meio de nota que "Por enquanto, não há a previsão de retirada de novas vagas de estacionamento".
Cidades
Pedro Ishi garante R$ 30 milhões em investimentos para a cidade de Suzano
Cidades
Prefeitura envia comunicado aos servidores municipais com proposta de reajuste
SUZANO 77 ANOS
Diretor regional do Ciesp aponta Suzano como destaque industrial no Alto Tietê
SUZANO 77 ANOS
Max Feffer tem programação de aniversário e serviços essenciais serão mantidos