O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), lançou, na manhã de ontem no Cemforpe, o Selo Cozinha Nota 10. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Alimentação Escolar, visa a reconhecer e valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação segura, saudável e saborosa e também o empenho de toda a comunidade escolar na promoção e mobilização para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
A premiação foi anunciada durante o segundo dia do Programa de Formação em Alimentação Escolar, oferecido a 530 profissionais que atuam nas cozinhas de 206 unidades escolares, entre escolas municipais e creches subvencionadas.
"A merenda de Mogi é um exemplo e temos a missão de sempre melhorar. Com o Selo Cozinha Nota 10, nosso objetivo é continuar avançando na qualidade da alimentação de nossas crianças e conhecer com vocês o que pode ser melhorado. Todas as escolas serão avaliadas e nosso objetivo é premiar todas com o Selo", disse o prefeito.
As cozinhas serão analisadas por membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e das visitadoras do DAE nas categorias: Educação Infantil Integral (Creche), Educação Infantil Parcial, Ensino Fundamental Integral e Ensino Fundamental Parcial. Serão avaliados o cumprimento do cardápio, a comida mais saborosa; limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque a armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar. A avaliação pela Comissão Julgadora será de 1º de agosto a 29 de setembro e a cerimônia de premiação será em outubro.
A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da alimentação nas escolas. "A criança que se alimenta bem tem plenas condições de se desenvolver. Ela aprende mais rápido e assimila melhor uma série de conhecimentos. Os merendeiros exercem uma função importante e também são educadores", disse.
O vice-prefeito Juliano Abe (PSD) também destacou o papel das merendeiras na formação da criança. "As merendeiras fazem o uso do alimento na plenitude da educação que queremos para nossas crianças". Os vereadores Edson Santos (PSD) e Diego de Amorim Martins (PMDB), o Diegão, participaram do evento.