Compartilhe
Em decisão publicada no último dia 13, o desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), Geraldo Wohlers, emitiu em acórdão uma decisão em desfavor do ex-secretário de Transportes de Mogi das Cruzes Nobuo Aoki Xiol e da ex-secretária de Assuntos Jurídicos Elen Maria Carvalho. A decisão se refere a um processo movido pelo Ministério Público (MP) pela contratação de empresa responsável pelo serviço de fiscalização eletrônica na cidade, que teria sido feita sem licitação. Cabe recurso.
Na decisão, o desembargador estipula pena de quatro anos e 8 meses, em regime semiaberto aos dois ex-secretários municipais, além de multa e perda de cargo público. De acordo com Geraldo Wohlers, em quatro casos, a Prefeitura de Mogi dispensou o processo licitatório para o serviço de fiscalização por radares. Eles foram feitos no período de novembro de 2006 e maio de 2008.
A defesa dos ex-secretários alega que as contratações dispensaram a licitação por se tratar de um serviço essencial e de urgência, que tinha a função de evitar acidentes, e que o processo licitatório estava suspenso. Já o desembargador afirma que "a contratação de empresa para instalação de radares de trânsito não preenche o requisito de emergência ou calamidade pública, exigido na lei".
Em contato com Xiol, ele informou que as contratações foram realizadas depois que o contrato com a empresa que prestava o serviço foi encerrado. Ele justificou que o Código de Trânsito responsabilizaria a Secretaria de Transportes pela falta do atendimento. Xiol afirmou que na época, pontos da cidade reduziram o número de acidentes com a instalação dos radares. "Na curva da Mizuta, por exemplo, no semestre anterior da instalação do equipamento, seis pessoas morreram em acidentes", justificou.
O ex-secretário disse que está recorrendo da decisão. "As provas sequer foram contestadas. Tanto é que na primeira instância, em que o juiz acompanhou as oitivas, onde foi entregue todo o material com relação à obrigação de fazer a contratação, além de toda a justificativa, houve a absolvição. Vamos reverter esta situação, é só olhar nos autos, as provas são robustas", destacou.
A reportagem entrou em contato com a defesa da ex-secretária, que era presidente da comissão de licitação, mas não teve retorno.
Esportes
Itaquá recebe 4ª etapa do Circuito de Xadrez do Alto Tietê neste sábado (20)
Cultura
Programação do Junho EcoSustentável tem exibição de filme e observação de aves
Cidades
Região registra queda de 17,6% nas mortes no trânsito em maio; Suzano lidera redução
Cidades
Evento de troca de figurinhas no Portelão segue às sextas-feiras e aos sábados