A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano-SP, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realizou na manhã de ontem, na Praça João Pessoa, mais uma ação integrada de abordagem a pessoas em situação de rua. A medida teve como objetivo encaminhar os andarilhos ao Centro Social Bom Samaritano, vinculada à Entidade Cáritas Paroquial Regional, que mantém convênio com a municipalidade. Um total de 11 desabrigados aceitaram o serviço de acolhimento.
Por meio de convênio firmado com o Bom Samaritano, a Prefeitura de Suzano disponibiliza 50 vagas para atendimento destinado a pessoas que estão em situação de rua em razão de abandono, de migração e de ausência de residência. O serviço também é oferecido àqueles que estão em trânsito (sem residência fixa) e sem condições de auto sustento.
A diligência foi realizada por volta das 6 horas, pela pasta chefiada por Claudinei Valdemar Galo. Com a Guarda Civil Municipal (GCM), as equipes de abordagem social orientaram os residentes da praça da Igreja Matriz São Sebastião, com o objetivo de manter a ordem no espaço público e, ao mesmo tempo, fazer valer a política de acolhimento social do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Ações desta natureza estão sendo promovidas em Suzano desde o início de 2017 em vários pontos de concentração de pessoas em situação de rua. Elas são repetidas semanalmente, com a finalidade de promover a reinserção social de cada acolhido.
"Este trabalho é minucioso e visa à abordagem de quem está nas ruas. Nosso objetivo é acolher essas pessoas, por meio de abrigo, ao passo em que buscamos meios de identificar seus familiares, oferecer oportunidade para que resgatem documentos, ou até mesmo conquistem um emprego", complementa o gestor.
Abordagens
O Creas é o órgão do Serviço Especializado em Abordagem Social responsável pela identificação de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como moradia e/ou para sobrevivência. O trabalho compreende ações direcionadas de sensibilização e de orientação.