A partir do próximo semestre, novas turmas de alunos de escolas municipais de Suzano serão formadas pelo Grupo Unido nas Ações de Resistência às Drogas (Guard). O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) durante a primeira formatura do projeto, que é ministrado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) - vinculada à Secretaria Municipal de Segurança - em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A solenidade foi realizada na noite de ontem na Escola Municipal Professor Damásio Ferreira dos Santos, no bairro Sol Nascente.
De acordo com o chefe do Poder Executivo suzanense, o projeto foi implantado pela atual gestão e teve início em março. Os 54 formandos de ontem, que estudam no 5º ano A e no 5º ano B da escola Damásio Ferreira receberam, durante dois meses e meio de curso, orientações quanto à valorização da cidadania, ao perigo de se expor às drogas e à importância de se manter longe do tráfico de entorpecentes e da criminalidade. A cerimônia contou com a presença maciça de pais e amigos dos alunos.
Ashiuchi adiantou que, no próximo semestre, a iniciativa será estendida a outros 300 alunos da rede municipal de ensino. "Ter a GCM dentro das escolas, orientando nossos alunos, é muito importante. Vocês (alunos) serão os condutores de tudo o que aprenderam durante o curso. São vocês que vão comentar com os amigos e na Internet, com seus familiares, na rua e dentro de casa tudo o que aprenderam nestes mais de dois meses de capacitação. E, cada vez mais, terão a consciência de que o caminho das drogas não leva a lugar nenhum. Nosso governo é parceiro da família e das crianças", completou o político.