A conclusão da segunda fase da obra de duplicação da avenida Kaoru Hiramatsu, na região da Porteira Preta, em Mogi das Cruzes, deve ser prorrogada para setembro. Inicialmente, a previsão era de que os trabalhos, que foram iniciados em 5 de janeiro deste ano, fossem finalizados neste mês.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, atualmente, 53% do cronograma de serviços foi executado. Na primeira frente de trabalho, que inclui a implantação drenagem na avenida Japão, no trecho compreendido entre as proximidades do cruzamento com a avenida Kaoru Hiramatsu e o córrego Oropó, a parte da pavimentação já está praticamente concluída. "As equipes estão trabalhando neste momento na questão da drenagem urbana na intersecção entre as avenidas Kaoru Hiramatsu e Japão, com o objetivo de evitar problemas envolvendo águas pluviais na segunda via. A tubulação já foi implantada e agora as equipes estão fazendo recomposição de valas e reforço", explicou.
Já na intersecção com a rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), "a obra está sendo feita de forma a adaptar a via duplicada ao dispositivo de cruzamento já existente".
Ainda segundo a pasta, a implantação de uma nova rotatória que estava prevista no projeto inicial não se concretizará. Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sinalizou que não tem disponibilidade orçamentária.
O contrato para execução das obras foi assinado em dezembro do ano passado ao custo de R$ 1.562.889,38. Para que a obra seja concluída o contrato está sendo aditado.
Investimentos
A avenida Kaoru Hiramatsu foi um dos endereços que mais recebeu investimento da administração municipal nos últimos anos. Além da duplicação da via, entregue no fim do ano passado,  a área recebeu ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), duas creches, um Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) e conjuntos residenciais do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida".