Compartilhe
O ex-prefeito de Mogi, Junji Abe (PSD), poderá assumir a cadeira do deputado federal Paulo Maluf (PP), caso o político tenha realmente seu mandato cassado, conforme condenação divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que inclui também sete anos, nove meses e dez dias de reclusão pelo crime de lavagem de dinheiro em 1996. O político ainda poderá recorrer.
Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, o deputado usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo no período em que ele comandou o Executivo, entre os anos de 1993 e 1996. A condenação só será oficialmente informada para a Câmara dos Deputados após sua publicação oficial, o que pode ser feito em até 60 dias.
Apesar da possibilidade de assumir como deputado federal pela segunda vez, Junji afirma que é preciso ter tranquilidade nesse momento, já que a possível cassação de Maluf ainda depende de muitos processos burocráticos. "Sei da complexidade desse processo todo e por isso encaro com total serenidade essa condição de poder assumir o cargo. É preciso manter os pés no chão nesse momento", explicou.
O ex-prefeito enfatizou que a condenação do atual deputado não tem qualquer relação com a Operação Lava Jato, já que se trata de denúncias antigas, e que a chances de recurso existem. "Não sei ainda como está o calendário nesse sentido, porque tem o prazo para publicação da condenação do STF e a cassação de mandato deve partir da própria Câmara", completou.
Apesar disso, Junji ressalta estar à disposição e preparado caso realmente seja chamado como deputado suplente. Ele tem condições de assumir a cadeira em função do coefiente eleitoral da coligação, que ficaria alterado com a saída de Maluf. "Se trata de um período muito difícil na política nacional, mas estou pronto para cumprir o meu papel caso seja necessário".
Cidades
Mogiana participa da 13ª temporada do MasterChef Brasil
Cidades
PM Rodoviária prende trio e recupera carga hospitalar avaliada em R$ 3 milhões
Cidades
'Smart Suzano' é responsável pela prisão de 65 foragidos em oito meses
Cidades
Mogi lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros
Cidades
Prefeitura de Guararema lança “Rumos da Copa” para valorizar o comércio local