Compartilhe
O Fórum de Brás Cubas, na Vila São Francisco, poderá abrigar uma nova Vara voltada especificamente para casos relacionados à Lei Maria da Penha. A informação foi divulgada ontem pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) durante cerimônia de entrega do prédio que estava em construção desde 2013. A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), além de autoridades regionais.
"O antigo prédio em Brás Cubas era totalmente inadequado e não condizia com a necessidade. O novo imóvel abrigará as três Varas Criminais. Além disso, vamos estudar a possibilidade de futuramente criarmos uma Vara especializada em violências doméstica e contra a mulher", disse o presidente do TJ- SP, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, sem mencionar prazos.
Conforme antecipado pelo Grupo Mogi News, o início do funcionamento do novo Fórum deverá ocorrer somente daqui a três meses. Quando isso acontecer, o antigo prédio do distrito será devolvido ao município e as Varas remanescentes serão transferidas para o Fórum Central, situado na rua Cândido Xavier de Almeida e Silva, no Centro Cívico.
Questionado sobre qual destino será dado ao imóvel, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), informou que já existem projetos para o local. No entanto, esclareceu que os detalhes serão apresentados em um momento oportuno. "Essa entrega é o exemplo da verdadeira união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E quando trabalhamos juntos os beneficiados são os cidadãos", disse.
Já Alckmin ressaltou a satisfação em realizar a entrega após tantos anos de espera. "O prédio ficou muito bonito. Uma grande obra à altura da grandeza e importância de Mogi", concluiu.
Histórico
A construção foi iniciada em janeiro de 2013, com previsão de 12 meses de duração. Porém, a obra foi paralisada em maio de 2014 após o rompimento do contrato com a empresa Enconsul, responsável pelos trabalhos, em decorrência de descumprimento de cláusulas contratuais. Em fevereiro de 2015, a Fasul Pavimentação e Construção, vencedora do novo processo licitatório, retomou os serviços, ao custo de R$ 7 milhões. O prazo para que as obras fossem concluídas era fevereiro de 2016. No entanto, após atrasos de repasse, uma nova paralisação chegou a ser cogitada, mas não ocorreu. Ainda assim, a entrega do imóvel precisou ser prorrogada e após diversas datas anunciadas a entrega ocorreu na manhã de ontem.
Cultura
Sesc Mogi promove programação que celebra a diversidade do futebol
Cidades
Pesquisa Sebrae-SP: Copa do Mundo deve beneficiar 791 mil pequenos negócios de São Paulo
Cidades
Após show com sucessos do Sampa Crew, Festa das Nações 2026 segue neste fim de semana
Cidades
Inscrições para 1ª Copa de Embaixadinhas da Feira Noturna de Braz Cubas se encerra nesta quarta