Compartilhe
O ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos Acir Filló (sem partido) foi preso na manhã de ontem acusado de fraude em licitação e desvio de dinheiro público. O político foi encontrado em um dos apartamentos que possui, no bairro Anália Franco, em São Paulo, e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes. Durante a ação foram apreendidos documentos, computadores e mais de R$ 20 mil em espécie. O dinheiro, inclusive, foi encontrado embaixo de um sofá.
A Força Tática do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos, por meio do Ministério Público, para cumprir o mandado de busca, apreensão e prisão preventiva. O mandado foi expedido pelo juiz André Forato Anhê, da 3ª Vara da Comarca de Ferraz.
A licitação em questão diz respeito a contratação da empresa Salmo 23, que prestou serviços de informática para a prefeitura nos dois primeiros anos de mandato de Filó.
Foram expedidos mandados para três endereços de propriedade do político, sendo um imóvel em Ferraz e dois apartamentos em São Paulo. No município ferrazense, a esposa do ex-prefeito estava presente e agiu tranquilamente, segundo a PM. O ex-prefeito foi encontrado sozinho, às 6h40, em seu apartamento na capital. A PM disse que Filló se mostrou surpreso, mas colaborou com a ação.
Após a operação, o político foi levado à Delegacia Central de Ferraz para esclarecimentos e o registro do boletim de ocorrência. Por volta do meio-dia, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Suzano para a realização de exame de corpo de delito. Em seguida, ele foi levado ao CDP localizado no bairro do Taboão, em Mogi.
Segundo nota divulgada ontem pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o processo segue em sigilo. O Ministério Público ainda disse que a operação teve o apoio da Polícia Militar e que "transcorreu no âmbito de ação penal por fraude em licitação e desvio de dinheiro público ajuizada contra o ex-prefeito e outros réus", informou em nota.
Polícia
Operação da PM resulta em prisões e apreensão de arma
Cidades
Leonardo traz a turnê “Uma História Sem Fim” ao Suzano Music Festival e promete noite de grandes sucessos
Cidades
Escolas de Arujá elegem seus representantes para o projeto Vereador Mirim
Cidades
Itaquá assina ordens de serviço para a construção de três unidades de saúde