Como já era previsto pelos comerciantes no início do mês, março teve um saldo positivo para os lojistas. Isso porque, à época, ainda não se tinha a confirmação da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo, o que ajudou ainda mais nas vendas. Com isso, alguns estabelecimentos comerciais tiveram aumento de até 15% no mês de março no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Os saques do benefício foram iniciados no último dia 10 para trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro e se estenderão para os demais cidadãos de forma gradativa. Para a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a melhora nos negócios também ocorrerá paulatinamente.
A previsão da entidade é que essa evolução reflita principalmente nas próximas datas comemorativas. "Há uma expectativa de que o dinheiro possibilite resultados melhores nas vendas da Páscoa e, principalmente, no Dia das Mães", informou.
O mesmo pensamento é compartilhado pelo gerente Nilton Celestino dos Santos, que atua em uma loja de artigos diversos situada na área central de Mogi. "Nesse primeiro momento o reflexo do FGTS foi bem tímido, as vendas cresceram em torno de 5%. Acredito que aos poucos os índices vão melhorando, pois muitas pessoas ainda estão pagando as contas do fim de ano e também organizando o orçamento. Creio que nos próximos meses o consumidor esteja mais voltado para o consumo realmente", disse.
Na loja de calçados onde atua o gerente Alex Rosa, o reflexo da liberação do benefício foi ainda maior do que o esperado. "As vendas se intensificaram bastante. Tivemos uma alta de 11% e estamos ainda mais otimistas para os próximos meses. Acreditamos que daqui para frente teremos alta de até 15% no comparativo com 2016", comentou.
Otimismo é o que não falta para o vendedor Rafael Silva, que trabalha em um estabelecimento especializado em moda feminina. Segundo ele, o movimento na loja cresceu significativamente em relação ao ano passado, o que possibilitou ganhar um dinheiro extra de comissão. "Não sei se essa melhora foi por conta do FGTS ou se é sinal de que o País está se recuperando da crise, mas o fato é que as vendas aumentaram em torno de 15%. Com isso até consegui bater a meta de vendas, o que pra gente é muito bom. Esperamos que continue assim", concluiu.