Em sessão ordinária ocorrida na noite de anteontem, na Câmara de Ferraz de Vasconcelos foi lido um requerimento que questiona sobre a revitalização e reforma da Vivenda Zenker, conhecida popularmente como Castelo, nome que originou o nome do bairro onde está localizado. O requerimento é de autoria do vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue.
No documento, o vereador indaga sobre o investimento de R$ 526.500 mil liberados pelo governo federal em 2010 destinados à reforma interior do prédio e aquisição de equipamento para implantação de um Restaurante Escola ao lado do local. No entanto, essa reforma não aconteceu e os equipamentos do Restaurante Escola desapareceram do endereço.
Em sua fala na tribuna, Renatinho também requereu a informação sobre onde foi investido o dinheiro de emenda parlamentar sancionada em 2012 para a restauração do Castelo, no valor de R$ 1,1 milhão. Além disso, também quer saber o que a atual gestão fará para solucionar este problema, tendo em vista que o local encontra-se abandonado e com mato, atraindo usuários de drogas para o local e comprometendo a segurança local.
Após o requerimento ser lido em sessão na Câmara de Ferraz, o vereador visitou o local, que se encontra praticamente intransitável, com mato alto, paredes danificadas, teto deteriorado e lixo acumulado. Nesta visita, Renatinho notou o enorme abandono deste espaço, que deveria hoje ser um patrimônio público e cultural da cidade.
O castelo
O Castelo de Ferraz de Vasconcelos foi construído por um jornalista alemão que fazia oposição ao ditador alemão Adolf Hitler. O edifício, por muitos anos, serviu de abrigo a imigrantes alemães fugitivos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).