O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, informou ontem aos vereadores, ao ser questionado sobre a possibilidade de colocar mais bases móveis da Guarda Civil Municipal (GCM) em determinados bairros, que acredita ser mais viável firmar um Termo de Cooperação com entidades ou condomínios em lugares como Taboão, a região do Aruã, Pindorama e até mesmo no centro, para ampliar o sistema de monitoramento via Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) da prefeitura. "Estamos estudando a viabilidade dessa proposta. Caso dê certo, iremos sugerir que as entidades ou condomínios instalem câmeras com sistema compatível ao nosso e aí as imagens irão ser geradas no Ciemp, aumentando ainda mais o nosso campo de visão", justificou. Sales afirmou que o Ciemp tem auxiliado na redução da criminalidade e no esclarecimento de casos de investigação de crimes. "Foi o que aconteceu na ocorrência do assassinato do rapaz do Camaro, na quadrilha que assaltava condomínios e em um roubo que aconteceu em César de Souza, entre outros crimes. Também monitoramos outras diversas situações", expôs.
Ele lembrou do sistema Detecta, de radar eletrônico com sistema Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), que tem auxiliado a polícia em vários flagrantes e prisões, já que a prefeitura monitora todo carro que entra e sai da cidade.
Invasões
Outro ponto que tem sido monitorado pela Secretaria são as invasões de terra. Hoje mesmo a pasta iria fazer a demolição de mais quatro casas vazias, recém-construídas, em local não divulgado. "Tem ocorrido muitos casos em vários bairros da cidade e em Áreas de Proteção Ambiental (APA)", comentou. (C.I.)