O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou as interligações na rede de abastecimento que foram realizadas ontem em mais uma etapa das obras de setorização do Distrito de Brás Cubas. Com isso, o fornecimento de água foi retomado por volta das 14 horas - três horas antes do previsto. A normalização do abastecimento nos 65 bairros afetados e na Estrada Jinichi Shigueno ocorrerá de forma gradativa e a previsão é que seja totalmente restabelecida na madrugada de sexta-feira.
A setorização de Brás Cubas é um investimento de R$ 9,4 milhões da autarquia para diminuição de perdas de água e melhor fiscalização do sistema. O projeto consiste na subdivisão da rede de distribuição em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente e autônoma, com redução e controle de perdas no abastecimento, o que agiliza manutenções e facilita a identificação de vazamentos.
De 2014 a 2016, o Semae reduziu em R$ 9,4 milhões a despesa com água comprada da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), graças aos investimentos realizados pela autarquia nos últimos anos. A principal responsável pela economia de recursos foi exatamente a Setorização de Brás Cubas, que atualmente está com 74% dos serviços executados e abrange a área abastecida com água fornecida pela estatal. "É um projeto importante que também pretendemos levar para a região leste da cidade", afirma o prefeito Marcus Melo (PMDB).
"Nosso principal objetivo com a setorização é otimizar o uso de água e restringir, a um número reduzido de bairros e não mais a um grupo muito maior, os futuros cortes de fornecimento necessários para manutenções", explica o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.
Ontem foram realizadas várias intervenções, quatro delas de grande porte: na rua Max Grimberg, altura do número 190 (próximo à avenida Henrique Eroles); na esquina da rua Florêncio de Paiva com a avenida Paulista, e duas na rua José Cury Andere (altura dos 360 e 403, pontos próximos às avenidas Japão e Henrique Eroles).