O Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, é uma oportunidade para movimentar o comércio. Mesmo sendo uma data menos expressiva para vendas, se comparada com o Dia das Mães e Natal, alguns setores esperam um movimento importante não apenas para o dia, mas para todo mês. A expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é que as vendas do Dia da Mulher sejam 4% maiores em relação aos meses que não contam com datas comemorativas, como janeiro e fevereiro.
Diretora-superintendente do Conselho Empresarial Feminino (Consef) e vice-presidente da ACMC, Fádua Sleimann, ressaltou que a associação está estimulando os comerciantes a realizarem promoções e ações voltadas ao Dia da Mulher. "Temos vários setores que estão apostando em promoções e na criatividade para vender", ressaltou.
Fádua avaliou que o Dia Internacional da Mulher ainda não se consolidou como uma grade data para vendas, mas que a ACMC está atuando para mudar esse cenário. "Estamos com uma importante rede, como WhatssApp, Facebook e o próprio site, para oferecer dicas aos comerciantes. O objetivo é que no próximo ano os comerciantes invistam mais na data e, consequentemente, os consumidores comprem mais. Hoje, não é apenas o dia 8 que movimenta o comércio, mas o mês de março todo", destacou. Para a diretora-superintendente, alguns setores costumam lucrar mais com a data. "Temos o setor de vestuário, joias, bijuteria, cosméticos, prestação de serviço, floriculturas e restaurantes", disse.
No dia 29 de março, a ACMC promove o 17º Encontro da Mulher Empresária, que vai premiar as dez empreendedoras que se destacaram na cidade. A comerciante Célia Murata, de 51 anos, espera superar as vendas do Dia da Mulher de 2016. Ela garante que a floricultura, localizada na rua Doutor Deodato Wertheimer, na região central de Brás Cubas, está preparada para atender a demanda dos clientes. "No ano passado, vendi mais no dia 8 de março do que no próprio dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Já reforcei meu estoque. A flor mais vendida é a rosa vermelha, mas as cestas, vasos e arranjos também são procurados", contou.
Célia informou que já começou receber encomendas para o Dia da Mulher. Ela afirma que é possível presentear gastando pouco. "Temos cone com uma rosa que custa R$ 3, até arranjos de R$ 100. Acredito que as vendas serão boas, pois nesse ano o Dia das Mulheres cairá um dia após o quinto dia útil", avaliou.