O secretário de Educação de Suzano, Nazih Youssef Franciss, participou na tarde de ontem, no salão de reuniões da Câmara, de uma audiência informal de prestação de contas aos vereadores. Na ocasião, o secretário compartilhou projetos de curto, médio e longo prazos que pretende colocar em prática.
Acompanhado de técnicos da Secretaria de Educação e da secretária municipal de Comunicação Pública, Carla Fiamini, Nazih falou sobre a estrutura física de sua pasta, que é responsável por 85 unidades escolares. O gestor destacou que desde o início do ano as equipes de manutenção trabalharam intensamente na recuperação das mesmas, com direito a reparos nas partes elétricas, hidráulicas, limpeza e pintura, tudo para receber 24.823 alunos da educação infantil e ensino fundamental I (1º ao 5º ano).
"Sou técnico e preciso trabalhar em sintonia com a Câmara, até porque os vereadores são os mais cobrados pela comunidade quanto às demandas da cidade, incluindo a Educação. Por isso tive a iniciativa de marcar este encontro, que é uma oportunidade para mostrar como assumimos a Secretaria de Educação e como está sendo nosso ritmo de trabalho. Neste mês de janeiro, por exemplo, reforçamos os trabalhos de ronda escolar e reestruturamos nossa frota de ônibus, sendo que oito deles estavam sem condições de uso", reforçou.
Franciss falou, ainda, sobre a oferta de 623 novas vagas na rede municipal. Somente na região do Colorado, foram abertas 308 novas vagas. A ampliação foi fruto de um remanejamento da estrutura educacional do bairro. O titular da Educação também valorizou o fato de, em pouco mais de um mês de gestão, o governo ter inaugurado no sábado (4 de fevereiro) a creche "Ângelo Garcia", na Casa Branca, permitindo a matrícula de 155 crianças, de 4 meses a 3 anos:
"No decorrer do ano, com a entrega de novas unidades, ainda mais vagas serão disponibilizadas. Queremos inaugurar nos próximos três meses, por exemplo, a creche do Jardim Europa, que terá capacidade para atender 160 crianças, e a do Miguel Badra. As duas obras estão abandonadas, o que é lamentável", complementou Franciss.
Déficit
O secretário de Educação de Suzano finalizou a reunião reiterando o compromisso com o Legislativo, ao passo em que compartilhou o déficit de vagas no município. De acordo com o Setor de Demanda Escolar e Informática Educacional da pasta, a cidade tem atualmente a carência de 2.182 vagas em creches e escolas. Franciss também explicou aos vereadores que a gestão passada não deixou previsão orçamentária para a compra de uniformes para 2017 e que o processo de aquisição dos kits que estava em andamento agora passa por "criteriosa análise" quanto ao valor e à qualidade dos itens.