Compartilhe
Na primeira sessão ordinária do ano, realizada ontem, o vereador Lisandro Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS, criticou a tentativa da Secretaria Municipal de Saúde em transferir a responsabilidade sobre os animais de Suzano. O parlamentar defende que os programas de castração a serem implantados no município continuem com a Saúde e não sejam transferidos para a pasta do Meio Ambiente.
De acordo com o vereador, "há uma clara intenção da prefeitura de Suzano em transferir as responsabilidades e, caso ela seja concretizada, será um grande retrocesso no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção de animais".
"Na última reunião que tivemos com a nova diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a doutora Maria Cristina Perim, ela manifestou esta vontade de levar para o Meio Ambiente algumas ações que devem permanecer com a Saúde", revelou.
Lisandro informou que a mudança fere a lei estadual n° 11.977, de 25 de agosto de 2005, projeto do deputado estadual Ricardo Tripoli (PSDB), a qual determina que cabe aos CCZs municipais "o controle de zoonoses, por meio de vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas". "O CCZ é um órgão vinculado à Saúde e somente isso bastaria para justificar a manutenção da castração na pasta", disse.
"A pasta do Meio Ambiente não tem a mesma estrutura que a da Saúde, no número de servidores, frota, equipamentos e, principalmente, orçamento", comparou.