Na segunda gestão como presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a economista Tânia Fukusen Varjão foi homologada em assembleia, na manhã de ontem, como vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) para o mandato 2017/2019. Ex-presidente e atual conselheiro da ACMC, Marco Bertaiolli foi eleito diretor executivo da Federação, que representa mais de 400 entidades no território paulista e é presidida por Alencar Burti.
Homologada vice-presidente regional, Tânia passa a representar a Região Administrativa 3 (RA-3), que responde pelos 11 municípios do Alto Tietê, mais a cidade de Mairiporã, na gestão 2017/2019. A Facesp possui, ao todo, 20 RAs.
No seu segundo mandato e primeira mulher a presidir a Associação Comercial de Mogi das Cruzes, entidade que tem 96 anos e é uma das mais antigas do Estado, Tânia comenta a missão de cuidar dos interesses e fomentar o desenvolvimento numa das regiões mais populosas e de maior potencial de consumo paulista. "Estamos falando de uma região de mais de três milhões de habitantes, onde o comércio é uma das principais bases da economia e na qual há desafios gigantescos em razão da crise, que resultou em milhares de pessoas desempregadas e reduziu drasticamente o consumo. Vamos trabalhar para integrar fortemente as associações que integram a RA-3 para conseguir avançar em soluções alternativas e, principalmente, em produtos e serviços", ressalta Tânia.
Já Bertaiolli, que presidiu a ACMC por quatro vezes e até dezembro passado era prefeito de Mogi das Cruzes, foi eleito diretor executivo da Facesp e falou sobre a importância do associativismo. "Estarei à disposição das associações comerciais para juntos fortalecer as entidades e os associados neste momento tão difícil", destaca Bertaiolli.
A eleição dos representantes da ACMC na Facesp foi prestigiada por presidentes das associações comerciais da RA-3, que reúne as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
A posse oficial dos dirigentes será no dia 3 de abril, mas os dirigentes homologados hoje iniciam de imediato suas gestões.
Sucessor
Por conta das novas responsabilidades na Facesp, Tânia se licenciou do cargo na ACMC. A presidência interina da entidade mogiana está com Marco Zatsuga, contador que integra a ACMC há mais de duas décadas, sendo até então vice-presidente.