A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou ontem, no auditório do Cemforpe, reuniões de Planejamento Pedagógico com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino. Os encontros fazem parte dos preparativos para o início do ano letivo na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Neste ano, será adotado o material do programa Ler e Escrever, do governo do Estado, como livro didático base para o ensino fundamental.
"Nossa perspectiva é alinhar o trabalho desenvolvido a partir dos documentos curriculares construídos pelos educadores da rede municipal, ao longo dos anos, como as Diretrizes e Matrizes Curriculares, com a adoção dos livros do programa Ler e Escrever. A meta é avançar na qualidade de ensino dos nossos alunos com este material que já é conhecido dos nossos professores", avalia a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. O programa atenderá 87 escolas municipais e aproximadamente 27 mil alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A parceria entre a Secretaria de Educação de Mogi  e o governo do Estado para a realização do programa Ler e Escrever teve início em 2010 com a formação para o coordenador local do município junto à Diretoria de Ensino - Região de Mogi das Cruzes (DERMC) e também a capacitação dos professores da rede municipal para a implantação do programa. Para este ano, o objetivo é que os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental iniciem o ano letivo utilizando os materiais.
A formação foi realizada pelo professor Mitch Almeida, responsável pelo ensino fundamental e a supervisora de ensino, Lucimara Ferreli de Campos Bueno Ferraz, que orientou as escolas de educação infantil. Os profissionais fizeram um resgate histórico dos documentos curriculares, desde as Diretrizes Curriculares, que norteiam o trabalho das escolas até o Currículo Unificado, uma solicitação da rede municipal a fim de organizar o currículo, definindo os objetivos de cada bimestre e assegurando que o aluno tenha acesso aos mesmos conteúdos em todas as escolas.
Para o segmento da educação infantil, a Secretaria de Educação tem como objetivo ampliar as atividades que estimulem a alfabetização nos anos finais da educação infantil. Foram abordados temas como Plano de Ação, Sondagem e organização das atividades pedagógicas.