Compartilhe
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoveu ontem as primeiras reuniões deste ano das Câmaras Técnicas de Cultura e Finanças. Além da integração entre os novos participantes dos grupos de trabalho, já que ocorreram mudanças nas equipes da maioria das prefeituras, os encontros serviram para a definição de temas que vão demandar discussões mais detalhadas dos gestores para resultados no âmbito regional.
Na área financeira, os trabalhos da Câmara Técnica serão coordenados pelo secretário de Finanças de Mogi das Cruzes, Aurílio Sérgio Caiado.
Na pauta inicial, uma das prioridades é a busca de alternativas para aumentar a receita financeira dos municípios, que enfrentam dificuldades em razão da crise econômica e a consequente queda na arrecadação.
"O aumento de receita é uma preocupação de todas as prefeituras e esse grupo vai trabalhar em cima de possibilidades e alternativas para propiciar isso. Existem coisas novas que podem ser viáveis como, por exemplo, formas diferenciadas de cobrança, protesto de dívidas, utilização dos depósitos judiciais e renegociação de dívidas", comentou o coordenador do grupo de Finanças.
Na Câmara Técnica de Cultura, o foco será a troca de experiências e as parcerias para otimizar recursos e ampliar ações culturais regionais. O grupo, que permanece sob a coordenação do secretário de Cultura de Mogi, Mateus Sartori, fará um levantamento de como funciona a pasta em cada município - estrutura administrativa e equipamentos.
Cidades
Poá reforça prevenção ao câncer de mama com chegada da Carreta da Mamografia
Cidades
Avenida Roberto Simonsen recebe 100 mil veículos em 70 dias do novo trecho
Cidades
Casais empreendedores podem transformar parceria em negócios de sucesso
Cidades
Ferraz reúne mais de 5 mil pessoas para a estreia do Brasil na Copa de 2026