Ainda não há nenhuma previsão de viabilizar a construção de dois viadutos sobre a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo um na avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, e outro no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão vinculado ao governo federal. As obras estavam previstas para terem início no ano passado, tanto que placas já haviam sido colocadas em pontos estratégicos, como na rotatória de Jundiapeba, indicando que no trecho seriam construídos os viadutos. No entanto, as placas já não estão mais nestes locais.
Os viadutos, que terão 370 metros em Jundiapeba e 304 metros na Vila Industrial, iriam transpor a linha férrea e desafogariam o trânsito nos arredores, adequando-se às necessidades atuais da malha viária ao conferirem agilidade ao tráfego e economia de tempo aos motoristas. O viaduto da avenida Cavalheiro Nami Jafet interligaria a via com a rua Professor Flaviano de Melo e a região central da cidade. Já o viaduto de Jundiapeba faria "a ponte" entre Mogi, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e a porção leste do Rodoanel. O edital da concorrência pública para as construções foi aberto em setembro de 2010.
Consultado esta semana sobre se haveria uma nova previsão para o começo dos trabalhos, o Dnit informou que "tendo em vista que os recursos constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 não foram liberados a tempo, não foi possível aproveitá-los para efeitos de desapropriações ou contratação das obras". Isso porque, para a execução dos serviços, orçados em cerca de R$ 75 milhões (com verba federal), será necessário desapropriar cerca de 60 imóveis. Disse ainda a nota: "Não foram previstos recursos para o empreendimento na Lei Orçamentária Anual da União em 2017. Após a disponibilização de recursos, esta autarquia poderá dar início às obras".