Compartilhe
Os cofres públicos de Ferraz de Vasconcelos não têm dinheiro nem para a troca de lâmpadas. Os maquinários utilizados para a limpeza de córregos estão sendo emprestados pela prefeitura de Poá, município vizinho. Além disso, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão à pé, porque a cidade não tem viaturas. A situação de calamidade foi confirmada pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta (PRB).
O executivo explicou que a gestão anterior alugou a frota da GCM sem necessidade e não pagaram a empresa contratada. "Deixaram vencer o contrato e não tinha como renovar. Então fizeram uma licitação e o jurídico indeferiu porque estava superfaturada, ou seja, a nossa guarda não tem carro para andar", afirmou. "Ao invés de locarem os carros, deveriam ter feito a manutenção dos que já tinham. Um veículo não tem amortecedor, outro não tem bateria e um não tem farol. Mas com certeza seria mais barato manter a frota própria, do que locar os carros", detalhou.
Ele ainda falou da iluminação pública. "A prefeitura não tem dinheiro nem para trocar as lâmpadas. Isso [e um vergonha. Conseguimos alugar um carro e essa troca deve ser iniciada até segunda-feira".
O que também chamou a atenção é a falta de equipamentos para a execução de serviços urbanos, como limpeza e retirada de árvores. "Não temos nenhuma máquina. Conversei com o Gian Lopes (prefeito de Poá) e essa semana ele vai começar a limpar o rio na divisa com Poá e Ferraz. Pedi pra ele limpar os dois lados. O Gian tem me emprestado máquinas para fazer alguns socorros aqui. Vamos fazer um contrato de locação ou tentar comprar algumas máquinas para fazer a limpeza".
Outro problema é o custo dos serviços de coleta de lixo, que também foi muito criticado pelo prefeito. O contrato com a empresa que presta o serviço é de R$ 1,5 milhão por mês. "Dependendo das condições, montaremos uma coleta própria. O valor do serviço é muito caro,. Com R$ 1,5 milhão por mês dá pra comprar três caminhões". (F.F)