As obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD 24 horas), na Vila São Francisco, foram concluídas. A entrega da unidade deve ser feita até o final deste mês. A Prefeitura de Mogi das Cruzes está executando ainda a aquisição do mobiliários e equipamentos do prédio. O próximo passo adotado pela administração municipal para colocar a unidade em funcionamento será a contratação da Organização Social (OS) que cuidará do espaço. Ainda não existe uma data para que o centro comece a atender.
A implantação de um CAPS AD em Mogi é uma reivindicação antiga dos mogianos. A unidade funcionará no imóvel que abrigava a antiga Casa da Criança, na avenida Valentina de Mello Freire Boreinstein. O prédio passou por obras de reforma e adequação. Ao lado do centro, foi construída uma Unidade de Acolhimento que complementará o atendimento.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, no momento, o prédio do CAPS AD está passando por uma vistoria antes de ser entregue. "Paralelamente, a Administração Municipal recebeu, no final do ano passado, uma emenda parlamentar do deputado federal Junji Abe (PSD), no valor de R$ 150 mil,
para aquisição de equipamentos e mobiliários, e o processo de compras está em andamento e deve levar de 60 a 90 dias".
Segundo a secretaria, durante o período utilizado para a compra dos equipamentos, a Prefeitura vai rever a situação financeira do município e abrir chamamento público para contratar a OS que ficará responsável por administrar a unidade. "Todos os detalhes do atendimento serão definidos dentro do plano de trabalho que será elaborado". A Unidade de Acolhimento já está concluída e funcionará em um segundo momento.