Para estimular o turismo em Mogi das Cruzes, as viagens do Expresso Turístico, que ocorrem uma vez por mês na cidade, contarão com pacotes temáticos. A primeira viagem do ano, realizada ontem, teve a proposta Colha & Pague de Lichia. A ideia de integrar as viagens com a visita em propriedades do município surgiu em agosto do ano passado.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fábio Barbosa, informou que a ideia é oferecer novas opções de passeios ao longo dos próximos meses. "O trem vem para Mogi no segundo sábado do mês. Desde agosto, estamos amarrando com o Expresso um roteiro rodoviário, sempre oferecendo roteiros diferentes para envolver propriedades seja no Cocuera, Itapeti ou Sabaúna. Esse semestre, temos uma programação com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para fazer um trem das Marchinhas, do Caqui e do Cambuci, pois temos um festival da fruta em Sabaúna, além de um trem caipira ou do forró, que ainda vamos confirmar", disse.
Ao longo de 2016, foram realizadas 12 viagens para Mogi, nas quais 936 pessoas visitaram o município. Além da cidade, existem viagens para Paranapiacaba e Jundiaí. "Desde agosto o site visitemogi.com, que tem parceria com a CPTM e o Conselho Municipal de Turismo, faz um trabalho de prospecção de perfil de demanda para saber quem é o passageiro que está vindo para Mogi. Isso ajuda tanto a CPTM quanto nós, que fazemos esse trabalho de captação", explicou Barbosa.
O chefe da Divisão de Marketing e Projetos Turísticos de Mogi, Renato Castrezana, destacou que a ideia dos passeios é mostrar todo o potencial de Mogi para os paulistanos e turistas de outras regiões. (L.N.)