A abertura do túnel II da Sacadura Cabral poderá desafogar em até 20% o fluxo de veículos no centro de Mogi das Cruzes, segundo estimativa do secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol. A cerimônia de inauguração do complexo viário ocorreu na manhã de ontem e, a partir das 14 horas, o local foi liberado para o tráfego de carros. À princípio, a circulação de ônibus e caminhões está proibida, no entanto, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) garantiu que alguns desses veículos poderão utilizar o local futuramente.
Xiol explicou que, por enquanto, o transporte coletivo permanece com o trajeto normal. "As linhas que serão transferidas estão em fase de análise", disse. A previsão é que os ônibus possam utilizar o complexo, que faz a conexão centro/ bairro a partir de janeiro de 2017. Mas, ainda assim, o trânsito será desafogado na região central, de acordo com o chefe da pasta. "O túnel vai descarregar o congestionamento nas principais vias que eram utilizadas para fazer a transposição entre a região sul e a região norte do município", explicou.
Bertaiolli destacou a modernização da cidade com a abertura do novo complexo viário: "É uma conquista muito importante e significativa. Uma obra que muda a história de Mogi das Cruzes, que desafoga o centro da cidade. É um complexo de modernidade em um centro de 456 anos", destacou. "Temos aqui uma grande oportunidade de realizarmos o segundo túnel até o final do ano que vem. É o fim desse conflito entre motoristas, pedestres e trens".
Passarela
O futuro prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), vai assumir a administração municipal sem débitos com relação às obras do complexo viário. Bertaiolli garantiu que todos os recursos já estão disponíveis, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). "Ele só precisa tocar a obra, porque o dinheiro está na Caixa. Não estou deixando qualquer dívida. As contas estão, religiosamente, em dia", garantiu o atual prefeito.
No entanto, o desafio do tucano será a construção da passarela para pedestres no local. O empreendimento já está em fase de estudos, segundo adiantou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.
"A prefeitura vem desenvolvendo estudos para que o pedestre possa, ao longo da praça Sacadura Cabral, fazer a transposição. Os imóveis que existiam, entre as ruas Hamilton Silva e Costa e Cabo Diogo Oliver, foram desapropriados para propiciar esse cruzamento", lembrou o chefe da pasta, acrescentando que esse serviço deve ser viabilizado após a conclusão total do outro túnel que ligará o bairro ao centro, que está com 50% das obras concluídas.
A passarela, segundo Rodrigues, completará os trabalhos. "Quando concluirmos todas essas etapas, teremos a 'cereja do bolo', que é permitir que o pedestre faça o cruzamento através de uma torre de elevador, um prédio, ou algo que ainda está sendo concebido na prefeitura", explicou.
Marcus Melo também lembrou que há uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para que a cidade seja contemplada com o empreendimento. "Temos um diálogo muito aberto com a CPTM, que tem um projeto de reforma e modernização da estação, que inclui uma passarela, inclusive, com escada rolante. Mas temos que superar a fase da conclusão dos túneis".