Saber um segundo idioma é meio caminho para incrementar o currículo acadêmico e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Em São Paulo, os Centros de Estudo de Línguas (CEL) oferecem aulas gratuitas e com diploma reconhecido de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês. São ao todo oito unidades na região do Alto Tietê, entre elas a E.E. Francisco Ferreira Lopes e E.E. Prof. Firmino Ladeira, em Mogi, e E.E. Padre Eustáquio, em Poá. As matrículas para o primeiro semestre de 2017 continuam abertas. Mais informações pelo link: www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos.
Os cursos do CEL são oferecidos por professores da rede no contraturno das aulas regulares. Para cada idioma, são adotados materiais próprios com foco no ensino de gramática, leitura e conversação. Além disso, a proposta pedagógica é também investir na imersão cultural. Por isso, elementos de culinária, história, arte e música são utilizados em sala.
Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade com documento oficial. É preciso ficar atento aos requisitos: as classes de inglês são direcionadas a alunos do Ensino Médio, e os demais idiomas são abertos a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental.