A Prefeitura de Poá contratou uma empresa especializada em coleta de lixo e limpeza pública por R$ 1,8 milhão. A vencedora da concorrência pública, que teve início em novembro, é a empresa MWE Pavimentação e Construção Ltda. Inicialmente, a vigência do contrato será de três meses, porém, o documento ainda não foi assinado, já que a futura gestão manifestará interesse ou não pela licitação, segundo adiantou a administração municipal.
Atualmente, quem presta o serviço na cidade é a Coletora Pioneira, cujo contrato tem o custo de R$ 850 mil por mês aos cofres públicos. Em média, a cidade produz cerca de 3 mil toneladas de resíduos, mensalmente, que são coletados pela companhia e despejados no aterro sanitário CDR Pedreira, localizado em Guarulhos.
O processo licitatório teve início em 24 de novembro, mas a atual gestão explicou que aguarda o início de 2017, quando o novo prefeito Gian Lopes (PR) assumirá o comando da cidade e verificará p interesse na continuidade dos serviços do processo licitatório em questão.
Caso a administração do republicano se interesse pelo contrato, a empresa vencedora do certame terá que prestar os serviços de remoção, transporte e deposição final em aterro licenciado, além de passivo ambiental em volume aproximado de 37,5 metros cúbicos, de resíduos inertes existentes no atual local de descarga, que fica nas ruas Marcelino Brunetti e Comendador de Camilis, na Vila Varela. A contratada também deve executar o serviço de gerenciamento administrativo e técnico das atividades e destinação final dos resíduos. De acordo com a licitação, a empresa ainda terá que dispor de três caminhões basculantes e uma retroescavadeira, além de ter de fornecer mão de obra, tais como porteiros, ajudantes gerais e encarregados. (F.F.)