Durante a cerimônia de encerramento do Módulo Específico do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, realizada na manhã de ontem na sede do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM/M), foi aventada a possibilidade de que Suzano possa contar com a Atividade Delegada (policiais convocados a trabalhar em período de folga) e um circuito mais amplo de videomonitoramento nas ruas da cidade. As hipóteses foram repassadas pelo atual comandante do batalhão, o tenente-coronel Wagner Tadeu Matiota, que assumiu a unidade - responsável pelo policiamento em Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos -, em junho deste ano, no lugar do tenente-coronel José Luiz de Souza.
Em nota, o prefeito eleito Rodrigo Ashiuchi (PR) ratificou a expectativa, informando que pretende se reunir neste mês com o tenente-coronel Matiota, para debater a questão da segurança pública no município e também a Atividade Delegada, assunto que esteve na pauta da sua campanha eleitoral. 
O tenente-coronel Matiota comentou ainda que deverá ser discutida a ampliação do monitoramento na cidade. Segundo dados, de 28 câmeras existentes, somente 7 ou 8 funcionam. Em relação ao "claro" no efetivo, que seria conforme o oficial, da ordem de 5%, existe a previsão de que parte dos novos soldados integrem os batalhões da região, mas não é possível precisar quantos.
Informações do coronel Mauro Lopes, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano Doze (CPA-M/12), que comanda o 17º Batalhão em Mogi, 32º em Suzano e 35º em Itaquaquecetuba, não se sabe quantos desses PMs virão para o Alto Tietê, porém, acredita-se que o alto comando faça essa distribuição de forma igualitária e uniforme. "Tanto podem vir novos soldados, quanto os mais antigos que solicitarem transferência. Mas isso deve ficar para o ano que vem, até porque agora, no final do ano, parte desses recrutas irão para a Operação Verão", adiantou.
Na solenidade, prestigiada por várias autoridades e oficiais, foram diplomados 54 novos soldados que fazem parte dos mais de 2 mil que se formaram recentemente, em São Paulo. A vice-prefeita de Suzano e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Viviane Galvão, acompanhou o evento e elogiou o trabalho da PM na região, bem como da escola do 32º Batalhão, que no dia 16 de maio deste ano recebeu os alunos e promoveu a formação dos mesmos. "Só posso agradecer a contribuição desta unidade que realiza atividades de extrema importância à população. Respeito e admiro todos os integrantes da Polícia Militar e parabenizo estes novos soldados pela decisão de buscar uma profissão de tamanha grandeza".