A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) autuou e notificou a empresa Radial, que assumiu no domingo passado a linha 311, que atende o trajeto entre Salesópolis e Mogi das Cruzes, para que as partidas previstas fossem cumpridas integralmente. O atraso dos ônibus foi registrado no domingo, quando várias pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamaram da situação. A reportagem apurou ontem que oito estudantes perderam a prova por conta do atraso do ônibus. Eles serão representados pelo advogado José Beraldo no processo contra a Radial. O advogado ainda vai pedir à Justiça que os alunos sejam liberados para fazer a prova do Enem em outra data.
A Radial, empresa que integra o Consórcio Unileste, passou a assumir diversas linhas depois que a CS Brasil, um dos braços da Julio Simões, desistiu de continuar no grupo. A empresa assumiu o serviço no último domingo.
A estudante Letícia, que pretende cursar Medicina, informou que ela e os amigos entraram em contato com outros colegas para conseguir uma carona até a cidade vizinha depois de ficar cerca de duas horas aguardando o coletivo. "Foi horrível, um descaso que fizeram com gente. Nem informaram nada. Postamos um vídeo no Facebook alertando sobre o problema e começamos a receber ligações de pessoas oferecendo carona. Na volta, cheguei ao ponto final e ele estava lotado", disse.
O estudante Junior Aparecido Pimenta Batista, 17, pretende cursar Artes Cênicas e conta com a nota do Enem. "Enquanto estávamos no ponto passou uma viatura da Polícia Militar e fomos perguntar se não eles não tinham visto algum ônibus, mas eles falaram que desde às 7 horas não tinha aparecido nenhum. Chegamos a ver com um taxista quanto seria a corrida para Mogi, no entanto, eles estavam cobrando R$ 150", acrescentou.
O estudante Cosme Aparecido Ansilo Guimarães, 18, foi uma das pessoas que não conseguiu realizar a prova de domingo. "Cheguei às 11 horas no ponto, mas o ônibus passou 11h37. Um trajeto que ele faz em 20 minutos levou 1h15. Ainda na saída de Biritiba Mirim ele quebrou. Já era cerca de 12h40. Não tive como realizar a prova. Fiz um boletim de ocorrência. Passei o ano me preparando, acredito que teria chances no segundo dia de prova, pois a redação é muito fácil para mim", lamentou.
Posicionamento
Por meio de nota, a Radial informou que "Em primeiro lugar a Radial quer deixar claro que se sensibiliza com os estudantes e lamenta o ocorrido no dia 06 de novembro. A transição ocorreu na madrugada e, sim, tivemos problemas operacionais com frota e mão de obra. São problemas típicos num processo de transição, mas que, infelizmente, aconteceram num dia tão importante e que impactaram esses estudantes, o dia do Enem. A Radial está averiguando, quer ouvir a população e está buscando soluções para melhorar a condição do transporte em Salesópolis".
A EMTU afirmou que "não houve alteração na programação de partidas ou mudanças nos horários de operação da linha 311, que liga Salesópolis a Mogi, de responsabilidade do Consórcio Unileste. A fiscalização foi acionada e comprovou que a Auto Viação Radial, responsável pela operação da linha 311, deixou de cumprir algumas partidas programadas para domingo (06/11). A empresa, que faz parte do Consórcio Unileste, foi autuada e notificada a cumprir integralmente as partidas previstas para a linha".