A Casa Madre Teresa de Calcutá, em Suzano, completa um ano dia 13 de dezembro e já atendeu 1.189 pessoas em situação de rua, das quais 44,2% são usuários de drogas e 26,5% dependentes de bebidas alcoólicas. A entidade fornece café, almoço, jantar, banho, assistência social e encaminhamento para tratamento contra dependências.
Dos 1,1 mil atendidos no espaço, apenas 9,5% são mulheres em situação de rua. A casa realiza o trabalho graças a doações e parcerias, segundo o padre Ademir Andrade de Sá, organizador do Fórum de Debates sobre população de rua, realizado ontem na cidade. "É uma casa que oferece o espaço para que eles façam higiene pessoal como banho, e tenham vestuário e alimentação. Temos parceria com profissionais e, pelo menos, uma vez por mês há corte de cabelo, além de parceiros que tentam fazer o encaminhamento para o mercado de trabalho", explicou.
Até o momento 12 pessoas conquistaram um emprego e 13 voltaram ao convívio familiar. O espaço também recebeu 14 pessoas com problemas mentais. A coordenadora da entidade, Valdinete Ferreira, afirmou que os interessados em contribuir com doações podem se dirigir até a sede, localizada na rua Armando Sales de Oliveira, 645, no Jardim imperador. (F.F.)