O Centro de Bem-Estar Animal de Mogi das Cruzes, em César de Souza, foi inaugurado no dia 17 de setembro e já realizou 272 atendimentos veterinários, além de 15 procedimentos cirúrgicos.
A unidade, que era uma reivindicação antiga dos mogianos, começou a atender oficialmente na última segunda-feira, mas realizou atendimentos antes desse prazo.
O local funciona na mesma área do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na estrada de Santa Catarina, e atende animais da população mogiana de baixa renda. A unidade é administrada pela Anclipeva e supervisionada pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse é o primeiro hospital veterinário público de Mogi.
Segundo o levantamento divulgado pela prefeitura, entre os dias 26 e 30 de setembro, 234 cachorros e 38 gatos foram atendidos no Centro de Bem-Estar Animal. Os atendimentos se resumem as consultas para cuidar dos mais variados problemas apresentados pelos animais. No período, foram realizadas também 80 aplicações de medicamentos injetáveis em cachorros e gatos.
Dos 15 procedimentos cirúrgicos feitos pelo hospital, estão três mastectomias (retirada de mamas) e uma pnectomia (retirada do pênis necrosado) - neste caso a equipe veterinária realizou uma reconstrução para que o animal pudesse urinar. No período, foram registradas ainda duas emergências, ambas por órgãos rompidos.
A equipe realizou uma cesárea de uma gata atropelada com ruptura e reconstituiu o diafragma. Além disso, foram feitas duas amputações, uma lumpectomia (retirada de tumor mamário), três aplicações de sonda, uma aplicação de tubo de alimentação e uma castração (procedimento adotado para reduzir inflação por mastite).
A unidade realiza cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas. São disponibilizados ainda exames de raio-x, ultrassom e de eletrocardiograma.
A construção do prédio municipal custou
R$ 657.233,22 para a Prefeitura de Mogi e levou cerca de um ano para ser concluída pela empresa Consuz Construção e Comércio Ltda. O imóvel tem 350 metros quadrados de área construída.