Compartilhe
A composição da Câmara de Suzano para o exercício de 2017 deve sofrer alterações em função de decisões proferidas anteontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque pelo menos seis inscritos no pleito e que tiveram a candidatura indeferida, apresentaram recurso e tiveram a solicitação de deferimento aprovada. O fator deve influenciar na contagem de votos em função do coeficiente eleitoral.
Entre os candidatos que tiveram a candidatura deferida está José Augusto Nunes (PMDB), o Ligeirinho, que conquistou 866 votos. O deferimento se deu após a apresentação dos documentos que estavam pendentes e que motivaram o indeferimento de sua candidatura inicialmente.
Com a decisão, o peemedebista garantiu para seu partido uma cadeira no legislativo. A vaga, no entanto, deve ser ocupada por José Silva de Oliveira, o Zé Lagoa, que obteve 1.251 votos, sendo o mais votado da legenda.
Isso acontece porque com a decisão favorável do TRE os votos que foram dados a Ligeirinho passam a ser convalidados, segundo explicou o advogado especialista em direito eleitoral e político, José Roberto Moreira de Azevedo Jr. "Ao serem convalidados muda a contagem da eleição. O partido e a coligação a qual o Ligeirinho faz parte ganham os votos que ele recebeu, mas precisamos aguardar a contagem oficial do Cartório Eleitoral, porém, já temos a certeza que o Zé Lagoa, o mais votado do PMDB, assumirá uma vaga na Câmara", esclareceu.
Procurada pela reportagem, a chefe de cartório da 181ª Zona Eleitoral do município, Maria Imaculada Pires de Almeida, informou que a data para a recontagem dos votos ainda não foi definida.
"É preciso aguardar o 'trânsito em julgado'. Será feito um edital informando sobre o reprocessamento da totalização, comunicando a data do evento, para que todos os interessados saibam que naquele dia está sendo feita a contagem dos votos".
Segundo ela, apenas após este processo será possível dizer quais serão os candidatos que ingressaram na Câmara, bem como os que perderão suas cadeiras. "Sem a realização desse procedimento, não há como saber", concluiu.
As demais candidaturas deferidas pertencem a: Raimundo Gomes Diniz (PSDC); Carlos dos Santos (PPC), o Carlos da Ambulância; Reginaldo Soares dos Santos (PRP), o Belo; e Arleide Ferreira da Silva (PPP), a Professora Arleide.
Cidades
Corpus Christi reúne mais de 20 mil pessoas nas ruas do Centro de Poá
Cidades
Pichadores são flagrados por câmera do Smart Mogi e multados em R$ 24,5 mil
Cidades
Mogi das Cruzes promove Banco do Povo Itinerante nesta quarta-feira (10/06)
Cidades
PM Rodoviária prende trio e recupera carga hospitalar avaliada em R$ 3 milhões