O Brasil e o mundo acompanharão entre os dias 7 e 18 de setembro os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A população do Alto Tietê, por sua vez, terá muitos outros motivos para acompanhar aos Jogos. Isso porque esta edição contará com diversos paratletas dos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano representando o País no maior evento paradesportivo do mundo.
De Mogi das Cruzes, Rodrigo Mello, 30 anos, líbero da seleção brasileira de vôlei sentado, embarca para a cidade dos Jogos Paralímpicos 2016 na próxima semana e não vê a hora de estar lá. "Será um orgulho enorme representar o município e poder contar com a presença de minha família e amigos", comentou o paratleta, que encontrou no esporte a oportunidade de superar todas as dificuldades enfrentadas após ser atropelado em uma calçada, em 2003, e perder uma das pernas. Agora, junto com toda a equipe, ele vai lutar por mais um inédito título. "Estamos na expectativa de conquistar uma medalha inédita para o Brasil jogando em casa e com o apoio de toda a torcida. A cada resultado positivo esperamos caminhar rumo ao ouro, mas para que isso aconteça, desde já todos os atletas e comissão técnica estão se esforçando e se dedicando ao máximo. Será um sonho para todos nós."
De acordo com Mello, em média, seis horas por dia são dedicadas apenas aos treinamentos. "Estamos treinando no Centro Paralímpico de São Paulo e me sinto bem preparado fisicamente. Praticamos diariamente atividades físicas na parte da manhã e treinamentos coletivos na parte da tarde", explicou.
Nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008, Mello foi considerado o melhor líbero do mundo e esse ano prometo repetir o resultado. "Espero fazer um trabalho excelente para que eu possa também ser consagrado no Rio, já que jogar em casa nos motiva ainda mais", ressaltou.
A estreia da seleção brasileira de vôlei sentado, no Grupo A da primeira fase nos Jogos, acontece no dia 9 de setembro, às 10 horas, contra os Estados Unidos. Já no dia 11, será a vez de enfrentar o Egito, às 10 horas e, no dia 13, o jogo será contra a seleção da Alemanha, às 20h30.
Outros paratletas mogianos que já estarão nos Jogos do Rio de Janeiro e aguardam o início da competição são: o bicampeão de bocha adaptada na categoria BC4, Dirceu Pinto, o campeão também da modalidade bocha adaptada/ categoria BC2, Maciel Santos e o estreante em Paralímpiadas na categoria BC1, Guilherme Germano.
* Texto sob supervisão do editor.