O descarte irregular de lixo e entulhos em uma área localizada na avenida Emília Mossori, próxima ao cruzamento com a rua Pedro Fernandes, tem causado transtornos a moradores do distrito de César de Souza. Isso porque devido a grande quantidade de materiais, o local se transformou em um lixão a céu aberto.
De acordo com pessoas entrevistadas pelo Mogi News, diariamente, cerca de cinco a seis veículos param no local para depositar resíduos. A reportagem esteve na manhã de ontem no local e, em um intervalo de cinco minutos, flagrou dois carros praticando a ação.
Lixo doméstico, restos de construção, móveis velhos e até mesmo animais mortos formam uma imensa montanha no terreno. A preocupação, segundo uma moradora que com medo de represálias preferiu não se identificar, é com os riscos de contaminação. "A gente que trabalha perto, fica com medo de pegar alguma doença. Esse lixo todo atrai muitos bichos, ratos, baratas, sem falar do mosquito da dengue que é bastante perigoso", disse.
De acordo com ela, essa não é a primeira vez que o problema ocorre no local. "A prefeitura veio e limpou, mas no dia seguinte o pessoal estava jogando lixo de novo. O problema é que não é gente daqui. Até porque quem sofre é a própria população. Cansamos de reclamar para que haja mais fiscalização, mas até agora nada", reclamou.
Providência
Em nota, o Departamento de Limpeza Pública, ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, informou que já solicitou que uma equipe que vá ao local hoje. A retirada do material será colocada na programação e deverá ocorrer dentro das próximas semanas.
A Pasta lembrou ainda que "a prefeitura disponibiliza uma estrutura completa para permitir que o descarte de lixo e entulho aconteça de forma regularizada e ambientalmente correta. Esta estrutura abrange desde a coleta de lixo doméstico, passando pela coleta de lixo reciclável, por meio do programa Recicla Mogi, além da Operação Cata-Tranqueira e os Ecopontos", destacou.
Por fim, ressaltou que a comunidade pode auxiliar na inibição à prática de descarte irregular de lixo por meio de denúncias, que devem ser feitas gratuitamente pelo telefone 153. "Conforme a legislação municipal, o descarte irregular só gera multas se houver flagrante do ato. As multas variam de acordo com o tipo de material que é descartado irregularmente. O mais comum é o entulho e resto de construção civil, cuja penalização é de 50 UFMs (R$ 7.605,00), porém o valor pode chegar até 200 UFMs (R$ 30.420,00), em se tratando de lixo industrial ou hospitalar", concluiu.