Mogi das Cruzes completará 456 anos de fundação no próximo dia 1º de setembro, contudo, as comemorações em alusão à data já começaram nesta semana e seguem até o dia 30 do próximo mês. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) esteve ontem na sede do Mogi News para detalhar a programação de atividades festivas que inclui uma maratona de inaugurações de 13 obras em andamento na cidade, além das apresentações musicais e culturais da Expo Mogi, como acontecem na próxima semana.
O diferencial neste ano, segundo fez questão de frisar Bertaiolli, é o volume de serviços, prédios e avenidas que serão entregues no período de um mês e que selam de maneira positiva seu segundo mandato à frente do Executivo mogiano. A “maratona” de inaugurações começou ontem com a entrega do CEIM Professor Wilson Nogueira, na Porteira Preta, a 62ª creche, de um total de 65. Na sexta-feira será a 63ª unidade de educação infantil. Para o dia 1 de setembro, data de aniversário da cidade, estão previstas nove atividades festivas, além do tradicional desfile cívico militar, seguido da inauguração do “Jardim Japonês”, às 14 horas, no Parque Centenário.
“É um aniversário diferente porque é o último de uma longa gestão e o que tem mais obras concluídas e atividades culturais aos mogianos”, comenta Bertaiolli. O prefeito avalia o momento como a prestação de contas de uma administração planejada e organizada. “É o cumprimento de tudo o que foi prometido e um pouco mais do que podíamos fazer”, sintetizou Bertaiolli, informando ainda que, ao concluir sua administração, ele atingirá a marca de 75 prédios e serviços disponibilizados na área da Educação e 68 unidades para a realização de serviços médicos que vão desde a rede básica a média complexidade.
“Saúde e Educação sempre foram os pilares da minha administração, desde quando assumi a prefeitura, em 2009. Na época, meu desafio, que acabou se tornando compromisso com os mogianos, era de entregar 45 creches, e depois, 60 unidades de educação infantil, mas que agora, felizmente, consigo atingir a marca 65 escolas para crianças até cinco anos de idade”, explanou Bertaiolli.
Como destaque na Educação, para este aniversário de 456 anos de fundação do município, o prefeito cita a entrega de duas novas unidades do Crescer, no dia 12 de setembro, sendo uma em César de Souza (às 9 horas) e outra em Jundiapeba (14 horas). “A ideia é preparar o cidadão mogiano para enfrentar o que há de maior neste momento: o desemprego. Promover a qualificação conforme as necessidades do mercado de trabalho é uma obrigação de todo administrador público e, felizmente, estamos conseguindo fazer”, destacou. De acordo com Bertaiolli, a demanda de inscrições para 4.680 vagas em cursos cresceu de 6,5 mil para 24,2 mil alistamentos.

Saúde
Na área da Saúde, os destaques, segundo o prefeito, são para o Centro de Bem Estar Animal, no distrito de Jundiapeba. O espaço de 345 metros quadrados, construído com investimento de R$ 657.233,22 ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está previsto para ser inaugurado às 11 horas, no dia 17 de setembro. “Trata-se de um grande presente ao município, já que atenderá a grande demanda de acolhimento e assistência veterinária há muito esperado na cidade”, destacou Bertaiolli.
Por fim, outro grande serviço a ser entregue à população no dia 20 de setembro, é o Centro Especializado em Fisioterapia e de Reabilitação "Dr. Aristides Cunha Filho”, fruto de um investimento de R$ 4,9 milhões, para realizar atendimento em fisioterapia e reabilitação terapêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).