A cerca de um mês para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, moradores a atletas do Alto Tietê já vivem momentos de ansiedade. O motivo é a passagem da Tocha Olímpica, símbolo máximo da competição mundial, na próxima semana, por dois municípios da região: Suzano e Mogi das Cruzes. Só em Mogi, serão 8,5 quilômetros de trajeto, percorrido por cerca de 47 pessoas. A Prefeitura de Mogi indicou seis condutores que vão representar a cidade. Os demais foram selecionados pelos patrocinadores.
Dentre os escolhidos para a honraria de conduzir a Tocha Olímpica está Lucila Martins, de 64 anos. Professora de Educação Física aposentada e ex-nadadora da seleção brasileira, detentora de grandes conquistas - como por exemplo, a medalha de bronze pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 1971 -, Lucila está em contagem regressiva para conduzir a Tocha Olímpica no município. "Serão apenas 200 metros de percurso, que provavelmente levarão alguns poucos minutos, mas para mim será a realização de um sonho de toda uma vida", confidenciou a ex-nadadora, com a voz emocionada. "Participar dos Jogos Olímpicos é o sonho de todo atleta e a consagração da carreira", completa Lucila, membro da equipe Masters de Mogi das Cruzes.
Em sua residência, no Alto Ipiranga, estão muito bem guardadas e organizadas as principais conquistas de sua carreira: centenas de troféus, 1050 medalhas defendendo o município e seleção brasileira, além de 200 como Master. No hall de vitórias e conquistas, restava apenas um "souvenir" olímpico. "Infelizmente na seletiva para as Olimpíadas de 1972 (em Munique, na Alemanha), não consegui atingir o nível de classificação. Fiquei triste, é óbvio. Mas, agora, com a possibilidade de conduzir a Tocha Olímpica, já me sinto realizada. Uma conquista e alegria imensa que quero dividir com meus pais, amigos e alunos", afirma Lucila, que iniciou na natação aos cinco anos de idade.
A previsão é de que a Tocha Olímpica chegue em Mogi por volta das 11 horas, vinda de Suzano, e permaneça em solo mogiano até 12h30, quando seguirá para Jacareí. (N.A.)