A Secretaria de Educação de Poá está prestes a fazer novas inaugurações. Durante a entrega da creche, na Vila Jade, o prefeito Marcos Borges (PPS) aproveitou para anunciar a inauguração de uma nova Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) e de uma cozinha especializada para atender estudantes com restrições alimentares. Além disso, um novo empreendimento educacional para atender mais crianças poderá ter a construção iniciada ainda este ano.
A Emeb Pastor Inácio, na Vila Monteiro, está com quase 80% das obras concluídas, podendo ser inaugurada até setembro, segundo adiantou o chefe do Executivo. "Essa unidade vai atender, aproximadamente, 550 crianças nos períodos da manhã e da tarde. Faremos remanejamentos. Vamos transformar a escola Pastor José Nascimento em uma creche também, dessa forma será possível atender a demanda e baixar a fila de espera", garantiu Borges.
O investimento para a construção dessa nova instituição de ensino chega a R$ 6 milhões. "É um investimento muito alto, mas é uma escola grande, que vai atender muito bem a necessidade das crianças".
A Vila Amélia também poderá ganhar uma nova creche, com o aproveitamento de um imóvel que está, há seis anos, sem utilidade, segundo afirmou o prefeito. "Era um projeto do governo federal e nós estávamos nas tratativas para que pudéssemos utilizar aquele espaço, que já é do município, para dar uma finalidade mais útil para a cidade", explicou Borges. "Nesta semana já veio a resposta de que podemos utilizar aquele imóvel. Vamos transformar esse espaço em mais uma creche que poderá atender cerca de 100 alunos", adiantou, lembrando também que as obras podem ter início neste ano.
Cozinha
A Secretaria de Educação também está construindo uma cozinha especializada para atender as crianças com restrições alimentares. O espaço está sendo adaptado dentro da sede da própria pasta, com investimento é de
R$ 140 mil. "A cozinha está sendo construída com a supervisão de todos os técnicos e nutricionistas, como nos casos de alimentação para uma dieta especial, porque tem crianças alérgicas a um item, por exemplo". (F.F.)